segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Mulhercello

Mesmo, não há como não pensar na delicadeza

da mulher ao tocar um violoncelo

no toque firme e suave, ao escorrer os meus dedos

no pulsar do coração, na busca desse elo

no aperto suave do encaixe entre minhas pernas

devagar, sussurrando baixinho

as melódicas arcadas

tão próximo ao sexo

a sensação de satisfação das sonatas exaladas

dos cabelos, que as vezes longo, ao encordoamento – um salto

alisados com o meu arco firme

que extrai do som (textura) da mulher

a luz

da beleza do violoncelo.

Felipe Brandão.

Uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher - 08 de Março.

Imagem: Alexander Kharlamov.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Saúde aos Violoncelistas!

Olá amantes do Violoncelo. Essa matéria nasceu de uma pergunta enviada por Sheila ao comentar sobre a postagem “As lesões nos músicos”. Ela nos trouxe a questão das artroses em seu depoimento informando que tem uma em seu dedo mínimo esquerdo nos perguntando se conseguiria estudar Violoncelo, sua paixão, com esse tipo de lesão.

O Violoncelos de Maceió foi buscar ajuda a resposta junto ao Dr. Antonio Augusto de Arruda Silveira Junior Especialista em Clínica Médica e Cardiologia e Pós-Graduado em Geriatria e Exercícios Físicos no Envelhecimento pela Faculdade de Medicina da USP. Médico responsável pelo Instituto Lyon de Curitiba, como também em sites sobre o tema para melhores informações. Aqui está a reunião de informações diversas encontradas para melhor orientar os colegas violoncelistas a cuidarem de sua saúde. Boa leitura!

O que é Artrose?

A artrose (artrite degenerativa, doença degenerativa das articulações) é uma perturbação crônica das articulações caracterizada pela degenerescência da cartilagem e do osso adjacente, que pode causar dor articular e rigidez.

As articulações têm um nível tão pequeno de fricção que não se desgastam, salvo se forem excessivamente utilizadas ou danificadas.

É provável que a artrose se inicie com uma anomalia das células que sintetizam os componentes da cartilagem, como o colágeno (uma proteína resistente e fibrosa do tecido conjuntivo) e os proteoglicanos (substâncias que dão elasticidade à cartilagem).

A cartilagem pode crescer demasiado, mas finalmente torna-se mais fina e surgem gretas na sua superfície. Formam-se cavidades diminutas que enfraquecem a medula do osso, debaixo da cartilagem. Pode haver um crescimento excessivo do osso nos bordos da articulação, formando tumefações (osteófitos) que podem ver-se e sentir-se ao tato. Estas tumefações podem interferir no funcionamento normal da articulação e causar dor.

Por fim, a superfície lisa e regular da cartilagem torna-se áspera e esburacada, impedindo que a articulação se possa mover com facilidade. Produz-se uma alteração da articulação pela deterioração de todos os seus componentes, quer dizer, o osso, a cápsula articular (tecidos que envolvem algumas articulações), a membrana sinovial (tecido que reveste a articulação), os tendões e a cartilagem.

Artrose é o mesmo que artrite?

"A artrite é uma doença inflamatória que pode afetar várias articulações ao mesmo tempo, por isso denomina-se poliartrite. Não está vinculada com a idade, pois pode aparecer na juventude", explica a especialista.

Existem distintos tipos de artrite, uma delas é a artrite reumatóide. Esta enfermidade compromete o estado geral da pessoa, produzindo abatimento, cansaço e perda de peso. Ademais produz inflamação, tumefação e avermelhamento da articulação. A dor é contínua em repouso e a pessoa levanta-se com muita dor e rigidez.

A artrose, ao contrário, apresenta uma dor mecânica que sente-se depois de utilizar a articulação. Geralmente é uma dor vespertina e alivia-se com o repouso. A pessoa pode levantar-se dolorida e sentir um pouco de rigidez, o que dificulta-lhe o início do movimento. Porém, em alguns minutos a rigidez desaparece e a pessoa pode movimentar-se normalmente.

A artrose diferencia-se da artrite reumatóide pelo comprometimento do estado geral. E também existem pessoas assíntomas, mas o médico pode detectar a artrose em uma radiografia. Isto mostra, entre outras coisas, que o espaço ocupado pela cartilagem é menor que o habitual porque esta está deteriorada. Dado que a cartilagem cumpre a função de amortecer a pressão e o atrito entre os ossos, ao deteriorar-se, os ossos se tocam e se desgastam.

Existem duas classificações da artrose:

Primária (idiopática), quando a causa é desconhecida, e

Secundária, quando a causa é outra doença, como a de Paget, uma infecção, uma deformidade, uma ferida ou o uso excessivo da articulação.

São especialmente vulneráveis os indivíduos que forçam as suas articulações de forma reiterada, como os músicos, operários de uma fundição ou de uma mina de carvão e os condutores de autocarros. Contudo, os corredores profissionais de maratona não têm um maior risco de desenvolvimento desta perturbação. Embora não exista uma evidência concludente a esse respeito, é possível que a obesidade seja um fator importante no desenvolvimento da artrose.

Tratamento:

Tanto os exercícios de estiramento como os de fortalecimento e de postura são adequados para manter as cartilagens em bom estado, aumentar a mobilidade de uma articulação e reforçar os músculos circundantes de maneira que possam amortecer melhor os impactos. O exercício deve ser compensado com o repouso das articulações dolorosas; contudo, a imobilização de uma articulação tende mais a agravar a artrose do que a melhorá-la.

Os sintomas pioram com o uso de cadeiras, reclinadores, colchões e assentos de automóvel demasiado moles. Recomenda-se o uso de cadeiras com costas direitas, colchões duros ou estrados de madeira por baixo do colchão. Os exercícios específicos para a artrose da coluna vertebral podem ser úteis; contudo, são necessários suportes ortopédicos para as costas em caso de problemas graves. É importante manter as atividades diárias habituais, desempenhar um papel ativo e independente dentro da família e continuar a trabalhar.

Também são úteis a fisioterapia e o tratamento com calor local. Para aliviar a dor dos dedos é recomendável, por exemplo, aquecer cera de parafina misturada com óleo mineral a uma temperatura de 48ÞC a 51ÞC, para depois molhar os dedos, ou tomar banhos mornos ou quentes. As talas ou suportes podem proteger articulações específicas durante atividades que gerem dor.

Quando a artrose afeta o pescoço, podem ser úteis as massagens realizadas por terapeutas profissionais, a tração e a aplicação de calor intenso com diatermia ou ultra-sons.

Os medicamentos são o aspecto menos importante do programa global de tratamento. Um analgésio como o paracetamol (acetaminofeno) pode ser suficiente. Um anti-inflamatório não esteróide como a aspirina ou o ibuprofeno pode diminuir a dor e a inflamação. Se uma articulação se inflama, incha e provoca dor repentinamente, os corticosteróides podem ser diretamente injetados nela, embora isto só possa proporcionar alívio a curto prazo.

A cirurgia pode ser útil quando a dor persiste apesar dos outros tratamentos.

Algumas articulações, sobretudo a anca e o joelho, podem ser substituídas por uma artificial (prótese) que, em geral, dá bons resultados: melhora a mobilidade e o funcionamento na maioria dos casos e diminui a dor de forma notória. Portanto, quando o movimento se vê limitado, pode considerar-se a possibilidade de uma prótese da articulação.

Palavras do Dr. Antonio:

- A osteoartrose ou osteoartrite, popularmente conhecida como artrose, é uma doença osteomuscular que acarreta sérias dificuldades na vida diária dos pacientes, pois gera numerosas incapacidades que não só afetam o seu estado de saúde, como também apresentam uma série de implicações psicossociais, ocupacionais e familiares.

Essa doença carrega sobre si o mito de não ter tratamento, fazendo com que os portadores dessa patologia padeçam sem a atenção médica devida mesmo nos dias de hoje.

Os problemas fundamentais do paciente com osteoartrite são:

1.. Dor articular

2.. Rigidez matinal

3.. Diminuição do movimento articular

4.. Perda da função articular

5.. Diminuição da força muscular

6.. Diminuição da resistência muscular

7.. Mau alinhamento articular, com deformidade articular

8.. Alteração da marcha.

Sobre a Reabilitação:

A evolução dos estudos na reabilitação da osteoartrite derrubaram alguns mitos como:

- A indicação de frio ou calor na articulação comprometida, pois não há evidências na literatura atual que proporcione bases terapêuticas desta forma de tratamento.

- Ultra-som e laser - não há evidências significativas de que tratamentos isolados de calor profundo gerem resultados, se não forem associados a exercícios e programas de reabilitação física.

Mas, sem dúvida, a grande mudança de paradigmas na reabilitação de pacientes com osteoartrite - seja para diminuir a dor ou para melhorar a amplitude do movimento articular e evitar o sobrepeso nas articulações lesionadas - foi à comprovação de que exercícios de musculação são muito superiores à hidroterapia tão amplamente usada.

Vários estudos científicos já concluídos têm demonstrado que os pacientes portadores de osteoartrite, principalmente de quadril e de joelho, apresentam melhores resultados com exercícios resistidos (musculação), quando comparados a exercícios aquáticos. Os exercícios de musculação possuem ações diretas no processo de reabilitação da osteoartrite, pois é comum observar atrofia e fraqueza dos músculos ao redor da articulação lesionada e somente a musculação pode melhorar esta atrofia.

Quatro pontos são extremamente relevantes nos exercícios de musculação:

1.. É a melhor forma de exercício para tratamento da osteoporose (os exercícios realizados na água não acarretam ganho de massa óssea, podendo inclusive diminuí-la, por se tratarem de exercícios sem o efeito da gravidade, principal fator de estimulação para ganho de massa óssea) e os pacientes portadores de osteoartrite, na grande maioria das vezes, apresentam osteoporose associada;

2.. Não requerem aptidão prévia, existindo, nos dias de hoje, aparelhos adequados para essa população geriátrica;

3.. Apresentam menores riscos cardiovasculares do que uma simples caminhada de intensidade moderada no plano, principalmente para pacientes portadores de doença cardíaca grave;

4.. Pelo incremento de força muscular, aumentam a funcionalidade, diminuem o risco de quedas e devolvem a independência de vida ao idoso, fator esse de extrema relevância para manter a sua auto-estima elevada e qualidade de vida Nos casos de osteoartrose de quadril e joelhos, quando essa não apresenta condições de reabilitação, o implante de próteses está indicado e vem demonstrando excelentes resultados, quando realizado por profissional capacitado, com material adequado e com os devidos cuidados de reabilitação pós-operatório.

Os pacientes portadores de osteoartrite devem ser sempre avaliados por um clínico ou especialista, pois ao contrário do que algumas pessoas imaginam, não existe apenas um tipo de reumatismo.

Dr. Antonio Augusto de Arruda Silveira Júnior

Instituto Lyon Curitiba.

Fones: (41) 223-0047 e 9963-7635

Fontes:

http://www.bastaclicar.com.br/noticias/noticia_mostra.asp?id=374

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/artrose/

Violoncelistas e amantes da música, nosso blog vai sendo construído juntamente com vocês. Matérias sobre a saúde dos músicos vêm sendo bastante requisitadas, e como nossa intenção é ajudar e dar boas dicas aos violoncelistas e a músicos em geral, dicas sobre saúde é primordial.

Além de seus estudos musicais, cuide da sua saúde!